domingo, outubro 02, 2022

Bob Dylan CHRONICLES: Vol. One


Lançado em 2004 Bob Dylan CHRONICLES: Vol. One deveria ser apenas o primeiro livro de uma série auto-biográfica na qual o senhor Robert Allen Zimmerman pretendia contar histórias de períodos diferentes e significantes dentro da sua vida e carreira.

Aqui ele mais uma vez deixa sua marca registrada ao confundir seus fãs dedicando quase todo o livro aos anos que precederam sua chegada em Nova York e a gravação de seu primeiro álbum, praticamente esquecendo o meio dos anos 60 e fazendo poucas menções ao período em que ele teve seu auge criativo e comercial.

Aqueles que procuram por alguma revelação bombástica ou esclarecimentos sobre um ou outro fato mais importante podem até vir a se decepcionar ao ler detalhes sobre um período em que ele viveu praticamente como um dono de casa recluso, sobre suas influências, sobre o modo como desenvolveu seu estilo ou até mesmo sobre os bastidores da gravação de dois álbuns menos conhecidos dentro de sua prolífica carreira (New Morning e Oh Mercy).

Agora, a clareza com que Dylan descreve cada acontecimento juntamente com o detalhismo de seu texto, não deixam a peteca cair e acabam transformando o livro em um painel tão rico, preciso e apaixonante que faz com que CHRONICLES: Vol. One seja visto e entendido apenas como a primeira peça de um enorme quebra-cabeça, que depois de montado (quando?) certamente nos ajudará a tentar entender pelo menos um pouquinho mais desse que sem sombra de dúvidas é um dos artistas mais importantes de nossos tempos.

Nenhum comentário: