sexta-feira, novembro 04, 2022

At The Drive-In - Relationship of Command


Sei que tem muita coisa rolando por ai e que até existem alguns álbuns sobre os quais eu poderia falado aqui, mas ao ouvir pela milésima vez (no mínimo) a Relationship of Command do At The Drive-In, não resisti a tentação e resolvi parar tudo o que eu estava fazendo para falar um pouquinho sobre esse disco e quem sabe assim, apresentar o trabalho dos caras para quem ainda não os conhece.

O At The Drive-In foi formado no início de 1994 por Cedric Bixler (vocais), Omar Rodriguez e Jim Ward (guitarras), Paul Hinojos (baixo) e Tony Hajjar (bateria) e entre 1994 e 2001, lançou 3 LP's e 3 EP's, sempre misturando punk-rock, metal, rap e pura raiva!

Relationship of Command, lançado em 2000, acabaria se tornando o último álbum da banda, que entrou em um hiato indefinido, finalizado apenas em 2001, quando Bixler e Rodriguez decidiram formar o The Mars Volta, enquanto Ward, Hajjar, e Hinojos, formaram o Sparta.

O álbum abre com Arcarsenal, que traz guitarra, baixo e bateria tocados no volume máximo, distorção e o vocal ensandecido de Bixler, que literalmente grita durante todo o refrão "beware, beware, beware, ....", deixando esse que aqui voz escreve, literalmente com vontade de sair por ai quebrando tudo o que vê pela frente!

Em seguida vem Pattern Against User, que prova que Bixler também sabe cantar, misturando melodia com agressividade e abrindo espaço para o primeiro single do álbum, One Armed Scissor, que é marcada pela competência da banda, alternando a rapidez inicial, com momentos mais calmos, voltando a ficar rápida e encerrando quase com um sussurro.

Sleepwalk Capsules mostra lado mais punk-metal do grupo, enquanto que Invalid Litter Dept começa com Bixler quase que "discursando" sobre a base, hora harmoniosa, hora distorcida, criada por Rodriguez, Ward, Hinojos e Hajjar e que culminam nos arrepiantes gritos de Bixler no final da música, sem palavras!

Sem tempo de respirar, lá vem mais uma paulada, Mannequin Republic, que acaba servindo de aperitivo para a surpresa que vem a seguir com Enfilade, onde ouvimos um telefone tocar logo no início, uma voz feminina atende e é seguida pela voz inconfundível de Iggy Pop, respondendo a tal moça e fazendo uma entrada perfeita para uma música ainda melhor, mas não é só isso, pois em Rolodex Propaganda, Iggy resolve dividir os vocais com Bixler, tornando clássico o refrão "manuscript replica".

O que falar de Quarantined e Cosmonaut? Dois petardos que fazem o contraponto perfeito com a música que encerra o disco, Non-Zero Possibility, uma viagem musical, quase uma balada, que encerra com maestria um disco que certamente está entre os meus preferidos e que pode ensinar muito a essa "molecada" que só ouve merda e que não se permite abrir a cabeça e correr atrás de bandas desconhecidas do grande público e de discos como esse Relationship of Command.

At The Drive-In - Relationship Of Command

Um comentário:

Bruno Ferreira disse...

O At The Drive-In já fazia alguma da música mais estimulante dentro do hardcore. Depois, o Mars Volta acrescentou sonoridades mais latinas como a salsa mas também jazz e muitos outros elementos. Ao vivo eles são insuperáveis! Deixo a dica a todos os que ainda não tiveram oportunidade de os ver... Omar Rodriguez-Lopez, então, é hiperactivo: um de seus projetos mais recentes foi o disco com o cara do Hella, mais o novo do Mars Volta. Para ouvir:
http://cotonete.clix.pt/